O projeto Cultura e Sustentabilidade esteve na cidade de 09 a 12 de abril com peças de teatro, sessões de cinema e oficinas sobre consumo sustentável
Uma arena com capacidade para 250 pessoas sentadas foi montada pela Magma Cultura ao lado da Feira Coberta de Crixás, para a apresentação de peças de teatro, sessões de cinema e oficinas sobre consumo sustentável, tratamento adequado de lixo, aproveitamento de alimentos, entre outras ações que contribuem para a melhoria do meio ambiente, o que aconteceu por meio do Projeto Cultura e Sustentabilidade, que faz parte do projeto Conexão Sustentável, e foi patrocinado pela Mineração Serra Grande, através da Lei Ruanet, que incentiva a cultura. A ação aconteceu entre os dias 09 e 12 de abril, garantindo gratuitamente muita alegria, entretenimento e educação ambiental, democratizando com isso o acesso à cultura e estimulando a consciência cidadã e ambiental aos participantes.
O projeto Cultura e Sustentabilidade proporciona a discussão sobre o meio ambiente através das artes como peças teatrais, cinemas, oficinas e palestras, e a ideia é falar sobre sustentabilidade como cuidados com o lixo e reaproveitamento de materiais, o que acontece de forma lúdica, com duas sessões de teatro voltadas para o público infantil. Uma dessas sessões é encenada pela Cia Circo Fool, que apresenta a peça “Circo Reciclado”, a qual conta a história dos mascates Magrovisk e Pequenovisk que usam a sucata para apresentar um grande espetáculo. O evento também contou com a colaboração do grupo “Mamulengo Fuzuê”, que encena a peça “Benedito, Abençoado e Bendizido”, contando a história de amor de Benedito e Rosinha em sua luta por trabalho e justiça, abordando com humor assuntos como reciclagem, água e fauna.
De acordo com Rogério Carvalho, gerente de sustentabilidade e administração da Mineração Serra Grande, que participou da abertura oficial, o projeto Cultura e Sustentabilidade levou um grande benefício para o município de Crixás, especialmente para as crianças, que tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o tema ambiental, de forma descontraída. Segundo ele, a Mineração Serra Grande, que pertence ao grupo AngloGold Ashanti, é uma empresa que investe muito em ações sociais, culturais e de sustentabilidade. “Entendemos que é dessa forma que precisamos operar, garantindo o melhor retorno para o acionista, mas respeitando e trazendo retorno para todos os públicos envolvidos com nosso negócio, ou seja, nossos empregados, as comunidades onde estamos inseridos, governo, nossos fornecedores e órgãos reguladores, de forma que todos têm que ser beneficiado em função de nossas operações. Pensando assim, é que contratamos, através das leis de incentivo, a Magama Cultura, para que ela pudesse levar esse projeto a todas as cidades onde temos operações em Goiás e Minas Gerais, e começamos por Crixás”, afirmou Rogério.
Antônio Domenciano, produtor do Projeto Cultura e Sustentabilidade também falou com nossa reportagem. Segundo ele, a receptividade do projeto pela comunidade de Crixás foi encantadora. “A população de Crixás foi incrível, e aqui quero aproveitar para agradecer à prefeitura pelo apoio logístico com o transporte dos alunos das escolas até nosso espaço, que também foi cedido pelo poder público. Para nós, que já conhecemos os espetáculos, foi um prazer assistir o público assistindo o espetáculo, pois a comunidade interagiu muito com os atores, se divertiram; nós riamos de ver as pessoas rindo da cena. Foi muito bacana. Sairemos daqui com a certeza de que cumprimos nossa missão, pois percebemos que a população absorveu as mensagens se divertindo, e é nisso que acreditamos: levar a informação, por meio da arte”, disse.